Oficinas formativas

Expressão do Conto // Palavras, Sons e Texturas é uma oficina que estimula a relação com o contar histórias. Vocacionada para educadores, formadores, músicos, animadores culturais, bibliotecários e para todos aqueles que gostam de partilhar histórias, esta oficina formativa procura trabalhar os contos em ambiente escolar numa perspetiva artística integrada. Texto, sonoridades e sensações à mistura para que as histórias possam ser mais do que um recurso didático, afirmando-se como um veículo de sensibilização artística e de promoção da leitura que abre portas ao envolvimento de toda a comunidade educativa. A narração oral estimula a leitura e a sua otimização sensorial e sonora recriam viagens e ativam a imaginação e a criatividade. Educar para a leitura e para a arte é uma função primordial da escola. Desenvolver competências académicas, mas também artísticas, é um objetivo que assiste aos educadores de hoje em dia.

Esta oficina apresenta-se como uma ferramenta extremamente didática, que permite, de uma forma simples e intuitiva, envolver a comunidade educativa nas práticas artísticas.
O trabalho culminará no desenvolvimento de uma criação coletiva a partir da manipulação de obras dos mais variados géneros literário, da experimentação sonora e da ativação dos recursos sensoriais.

Duração: 25 horas
Público-alvo: educadores, professores, músicos, animadores culturais, bibliotecários e toda a gente que gosta de partilhar histórias.

Mais informação em: osomdoalgodao@gmail.com